SP Produz reconhece 110 cadeias produtivas e fortalece economia regional
Programa do Governo de São Paulo já destinou mais de R$ 40 milhões para impulsionar cadeias produtivas em diferentes regiões do estado
- Publicado: 24/06/2026 14:13
- Alterado: 24/06/2026 14:13
- Autor: Suzana Rezende
- Fonte: Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo
A Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo entregou nesta terça-feira (23) os selos de reconhecimento para 110 Cadeias Produtivas Locais (CPLs) participantes do programa SP Produz. As iniciativas contempladas representam diferentes setores econômicos e estão distribuídas por todas as regiões paulistas.
A ação integra a estratégia estadual de fortalecimento da economia regional por meio da articulação entre empresas, produtores e instituições que atuam em segmentos semelhantes, incentivando a cooperação e a competitividade.
Programa conecta empresas e estimula desenvolvimento local
O SP Produz foi criado para promover o desenvolvimento econômico regional por meio da organização de cadeias produtivas. O programa incentiva a atuação conjunta de empresas de um mesmo setor, permitindo o compartilhamento de recursos, a compra coletiva de insumos, a troca de conhecimento e o acesso a iniciativas de inovação.
As cadeias participantes são classificadas em quatro níveis de maturidade: Aglomerado Produtivo, CPL em Desenvolvimento, CPL Consolidada e CPL Madura.
Segundo a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, o programa já alcança cerca de 492 municípios paulistas, distribuídos em 16 regiões, e recebeu investimentos superiores a R$ 40 milhões destinados a projetos estruturantes.
Governo destaca impacto na geração de emprego e renda
Durante a cerimônia, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Jorge Lima, ressaltou a abrangência da iniciativa e seus resultados para os territórios envolvidos.
De acordo com ele, o reconhecimento concedido às cadeias produtivas simboliza a capacidade dos participantes de contribuir para a transformação econômica das regiões onde atuam. O secretário também destacou que o fortalecimento dos polos produtivos tem reflexos diretos na geração de empregos, na renda e no desenvolvimento local.
A subsecretária de Competitividade e Desenvolvimento Econômico Regional, Júlia da Motta, afirmou que a entrega dos selos representa um importante reconhecimento ao trabalho realizado pelas cadeias produtivas nos municípios paulistas e reforça o compromisso do Estado com ações voltadas ao crescimento econômico regional.
Cadeias produtivas maduras apresentaram seus produtos
Durante o evento, algumas CPLs classificadas como maduras tiveram espaço para apresentar seus produtos e experiências de sucesso. Participaram da exposição representantes dos setores de autopeças, bordados, turismo, café, tecnologia da informação, fungicultura, produção leiteira e frutas nativas.
Entre os destaques esteve a Cadeia Produtiva Local do Leite de Mogi das Cruzes. O secretário-executivo da iniciativa, Sebastião Faria, destacou que o reconhecimento permitiu a implementação de um projeto de fomento com duração de dois anos.
Segundo ele, a ação tem foco na capacitação dos produtores, na melhoria da qualidade dos produtos e processos, além da adoção de práticas sustentáveis e voltadas ao bem-estar animal.
Programa busca ampliar competitividade das regiões paulistas
O SP Produz é uma das principais iniciativas estaduais voltadas à organização de arranjos produtivos locais. A proposta é fortalecer a competitividade das empresas, ampliar oportunidades de negócios e estimular o desenvolvimento econômico sustentável em diferentes regiões de São Paulo.
A cerimônia contou ainda com a presença de representantes da InvestSP, da Junta Comercial do Estado de São Paulo (Jucesp), do Sebrae-SP e de autoridades ligadas ao desenvolvimento econômico estadual.