Balanço do Governo de SP mostra impacto dos últimos 3 anos
Listamos ações inéditas do Governo de SP em habitação, educação, saúde, segurança, proteção às mulheres, inclusão social e desenvolvimento econômico
- Publicado: 24/06/2026 13:01
- Alterado: 24/06/2026 13:29
- Autor: Thiago Quirino
- Fonte: Governo de SP
Ao analisar os mais recentes dados públicos do Estado de São Paulo é possível tirar conclusões claras: o Governo de SP, nos últimos três anos e meio, promoveu uma série de avanços inéditos em áreas essenciais para a população. O levantamento revela uma agenda de transformação baseada em resultados, inovação na gestão pública, com foco na melhoria da qualidade de vida da população.
Os números expressivos: mais de 86 mil moradias entregues, 405 mil novas empresas abertas em um único ano, 1,7 milhão de alunos beneficiados por reformas escolares, 3,5 milhões de cirurgias eletivas, R$ 260 bilhões contratados para expandir o saneamento e mais de 16 mil novos policiais incorporados.
Essas entregas são baseadas em diretrizes guiadas pelos pilares “Desenvolvimento, Diálogo e Dignidade“, que buscam conciliar eficiência administrativa e responsabilidade fiscal com a oferta de serviços fundamentais. Para operacionalizar esses objetivos, o estado apoiou-se em programas como o Casa Paulista, Prontos pro Mundo, Tabela SUS Paulista, SuperAção SP e o SP Por Todas.
Abaixo, detalhamos os principais indicadores por setor:
Moradia digna para todos

O acesso à moradia digna avançou de forma significativa nos últimos anos. O Governo de SP concluiu a entrega de 86 mil moradias, com outras 116 mil atualmente em fase de construção.
O que possibilitou o alcance desses números significativos foi o programa Casa Paulista. Em média, 70 famílias conseguem concretizar o acesso à casa própria todos os dias no Estado de SP. O programa reúne iniciativas voltadas à ampliação do acesso à casa própria, promovendo segurança habitacional e melhores condições de vida para milhares de famílias.
Um dos marcos do período foi a realocação de mais de 800 famílias da antiga Favela do Moinho, que receberam moradia definitiva após mais de 30 anos vivendo em situação de vulnerabilidade.
Mais oportunidades e experiências inéditas para os estudantes
A educação estadual é outra área que registra avanços. Houve ampliação de oportunidades e melhoria da infraestrutura escolar. Pela primeira vez, estudantes passaram a participar de intercâmbios internacionais por meio do programa Prontos pro Mundo. A iniciativa leva 2 mil alunos para estudar inglês em cinco destinos internacionais, ampliando horizontes acadêmicos, culturais e profissionais para jovens da rede pública.
A expansão do ensino médio técnico também ganhou escala. As vagas no ensino médio técnico foram dobradas, somando os esforços da Secretaria da Educação do Governo de SP e do Centro Paula Souza. O crescimento foi de 134%, totalizando 321 mil oportunidades para os jovens.
A infraestrutura acompanhou esse crescimento, com obras realizadas em 3,5 mil escolas estaduais, beneficiando diretamente cerca de 1,7 milhão de estudantes. O resultado foi de ambientes mais adequados para o aprendizado.
Saúde Pública bate recorde de atendimento

Na saúde, o Governo de SP promoveu uma ampliação expressiva da oferta de consultas, exames e cirurgias em todas as regiões do estado. Os números impressionam:
- A rede estadual alcançou a marca de 3,5 milhões de cirurgias eletivas, o que permitiu a retirada de aproximadamente 3,5 mil pacientes das filas de espera desde 2023.
- A Tabela SUS Paulista já destinou mais de R$ 9,7 bilhões para hospitais filantrópicos, autarquias e santas casas, viabilizando a reabertura de leitos e reduzindo o déficit histórico dessas instituições.
- O investimento anual na rede básica foi mais que triplicado através do IGM SUS Paulista, com o repasse de mais de R$ 1,3 bilhão.
O resultado é reflexo de uma estratégia voltada à ampliação da capacidade de atendimento e à redução do tempo de espera para procedimentos.
Nova política de inclusão para superação da pobreza
O combate à pobreza passou a contar com uma estratégia estruturada de inclusão produtiva. Com o programa SuperAção SP, o Governo de SP implementou a primeira política estadual organizada especificamente para promover a superação da pobreza por meio da integração entre qualificação profissional, geração de renda, emprego e proteção social.
A iniciativa conecta famílias em situação de vulnerabilidade a oportunidades de desenvolvimento econômico, acompanhadas por agentes preparados para orientar sua trajetória rumo à autonomia financeira e à inclusão produtiva.
A proposta representa uma mudança de abordagem ao integrar diferentes políticas públicas em uma mesma estratégia voltada à construção de oportunidades duradouras.
Governo de SP adotou medidas inéditas de proteção às mulheres
De forma inédita, o Governo de SP adotou o uso de tornozeleiras para agressores. O monitoramento eletrônico é integrado ao aplicativo SP Mulher Segura. Hoje, o app conta com mais de 61 mil usuárias, e a previsão é que 2,4 mil equipamentos de monitoramento estejam ativos até o final do ano.
O Governo de SP também ampliou sua atuação das Delegacias de Defesa da Mulher (DDM), que tiveram uma expansão de 57%. Atualmente, a rede conta com 317 serviços especializados, sendo 144 delegacias e 173 Salas DDM, além das ações de acolhimento do SP Por Todas, movimento voltado ao fortalecimento da rede de acolhimento, proteção e promoção da autonomia profissional e financeira das mulheres.
Tecnologia, inteligência e reforço do efetivo na Segurança Pública
Na área da segurança pública, o Governo de SP combinou inteligência policial, integração entre órgãos e ampliação do efetivo para fortalecer o combate ao crime. O resultado alcançado foi uma trajetória consistente de redução histórica dos principais indicadores criminais desde 2023.
Um dos principais pilares dessa estratégia é o programa Muralha Paulista, política pública desenvolvida para integração dos níveis estadual e municipal de segurança. A iniciativa cria uma rede inteligente de monitoramento capaz de dificultar a mobilidade criminal e ampliar a capacidade de resposta das forças de segurança. Atualmente, 612 municípios aderiram ao programa e 228 já estão totalmente integrados. A estrutura reúne 125 mil câmeras e sensores conectados e recebeu investimentos de R$ 440 milhões.

A desmobilização do fluxo da Cracolândia completou um ano em maio de 2026. A área chegou a concentrar cerca de 3 mil frequentadores no início da atual gestão e passou por uma ação conjunta de segurança, saúde e assistência social.
O Governo de SP também promoveu uma grande recomposição das forças de segurança. Desde 2023, mais de 16 mil novos policiais já estão nas ruas, com a meta de alcançar 26 mil novos agentes até o encerramento da gestão, acompanhando a queda histórica dos principais indicadores criminais do período.
Governo de SP prepara antecipação da universalização do Saneamento Básico
Em apenas dois anos, as políticas de infraestrutura de água e esgoto beneficiaram 3,8 milhões de pessoas, outra dimensão inédita.
Com a desestatização da Sabesp, um plano de investimentos de R$ 260 bilhões foi estruturado com o objetivo de antecipar a universalização do saneamento para 2029. O avanço representa a ampliação do acesso aos serviços de água e esgoto, com impactos diretos na saúde pública, na qualidade ambiental e na qualidade de vida da população.
Outro destaque é a Tarifa Social Paulista, política do Governo de SP que dobrou o número de beneficiários em apenas um ano. Atualmente, cerca de 6 milhões de pessoas são contempladas pela iniciativa, que oferece descontos de até 78% nas contas de água e esgoto para famílias elegíveis.
São Paulo na liderança nacional na geração de oportunidades de trabalho
Os indicadores econômicos do Governo de SP reforçam o protagonismo paulista na geração de empregos, renda e investimentos. Em 2025, São Paulo registrou um novo recorde anual na abertura de empresas, com 405 mil novos negócios formalizados. O número é 10% superior ao recorde anterior, que havia sido registrado em 2024, e confirma o estado como polo de desenvolvimento econômico do país.
Refletindo esse movimento do mercado, foram criados mais de 1,3 milhão de novos postos de trabalho em São Paulo nos últimos três anos e meio. O desempenho reflete um ambiente favorável ao empreendedorismo, à atração de investimentos e à criação de oportunidades em diferentes setores da economia, promovido pelo Governo de SP, fortalecendo a geração de renda e impulsionando o crescimento regional.