SP reforça combate ao crime em operação integrada nacional

Ação reúne forças de segurança de cinco estados e intensifica fiscalização em rodovias, fronteiras e corredores logísticos estratégicos até sexta-feira (26)

Crédito: Divulgação / Governo de SP

A Secretaria da Segurança Pública de São Paulo participa até sexta-feira (26) da Operação SULMaSSP, uma ação integrada que reúne forças de segurança dos estados do Sul e Sudeste para ampliar o combate ao crime organizado em áreas de fronteira e divisas estaduais.

No território paulista, as atividades acontecem simultaneamente nas regiões de Araçatuba, Bauru, Presidente Prudente, São José do Rio Preto, Sorocaba e Santos. A operação conta com a atuação dos Comandos de Policiamento do Interior, além do Comando de Policiamento Rodoviário, da Polícia Militar Ambiental e do Comando de Aviação da PM.

Fiscalizações e bloqueios são intensificados

Durante a operação, as equipes reforçam bloqueios policiais, abordagens, patrulhamentos e fiscalizações de veículos e cargas. As ações também incluem operações de saturação em rodovias, áreas urbanas e corredores logísticos considerados estratégicos para o enfrentamento da criminalidade.

Outro foco da iniciativa é o compartilhamento de informações de inteligência entre os estados participantes, fortalecendo a atuação conjunta das forças de segurança.

Integração entre estados fortalece combate ao crime organizado

A Operação SULMaSSP ocorre paralelamente ao encontro dos Secretários de Segurança Pública dos estados participantes, realizado em Foz do Iguaçu, no Paraná. O evento tem como objetivo discutir estratégias de cooperação e ampliar a integração entre os órgãos responsáveis pela segurança pública.

Participam da ação representantes das forças de segurança de São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul.

Segundo o secretário da Segurança Pública de São Paulo, Osvaldo Nico Gonçalves, a integração entre os estados é essencial para enfrentar organizações criminosas que atuam além das fronteiras estaduais.

“São Paulo é o maior entroncamento logístico do Brasil e, por essa razão, acaba sendo destino ou rota de passagem de drogas, armas e mercadorias ilegais que ingressam no país. A cooperação entre os estados fortalece a capacidade de interceptar produtos ilícitos e combater organizações criminosas”, afirmou.

Tráfico, contrabando e roubo de cargas estão entre os alvos

A Operação SULMaSSP tem como principais objetivos combater o tráfico de drogas, o tráfico de armas, o contrabando, o descaminho, além de furtos e roubos de cargas. As ações buscam reduzir os impactos dessas práticas criminosas na segurança pública e na economia dos estados envolvidos.

Encontro debate desafios da segurança pública

Criado em 2023, o SULMaSSP reúne os estados participantes para fortalecer a cooperação interestadual, ampliar a troca de informações e alinhar operações em regiões de fronteira.

Além dos secretários estaduais, o encontro em Foz do Iguaçu conta com a presença dos comandantes das Polícias Militares, chefes das Polícias Civis, Polícias Científicas e Polícias Penais. Entre os temas discutidos estão o tráfico de drogas e armas, a circulação de foragidos da Justiça, o contrabando, novas formas de financiamento de organizações criminosas e a falsificação de bebidas.

Tópicos

  • Publicado: 24/06/2026 15:50
  • Alterado: 24/06/2026 15:50
  • Autor: Suzana Rezende
  • Fonte: SSP