São Bernardo sedia prêmio nacional de risco climático
O município de São Bernardo foi escolhido para sediar o prêmio nacional que reconhece as melhores práticas de prevenção a desastres climáticos
- Publicado: 26/06/2026 15:03
- Alterado: 26/06/2026 15:03
- Autor: Daniela Ferreira
- Fonte: PMSBC
O Ministério das Cidades escolheu o município de São Bernardo para sediar a cerimônia oficial de premiação da Campanha Nacional #AprenderParaPrevenir: Cidades Sem Risco. O evento acontece neste sábado (27), das 13h30 às 17h, no Teatro Cacilda Becker, localizado nas dependências do Paço Municipal.
A premiação é liderada pela Secretaria Nacional de Periferias, por meio do Cemaden Educação (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais). A iniciativa busca mapear, valorizar e criar redes de prevenção a desastres socioambientais, estimulando a adaptação climática nas cidades brasileiras. O evento deve reunir cerca de 300 pessoas.
São Bernardo disputa o prêmio nacional

A campanha recebeu mais de 450 propostas de todo o Brasil e vai condecorar as 40 iniciativas vencedoras divididas em quatro categorias: Escolas de Educação Básica, Instituições de Ensino Superior, Órgãos Públicos e Organizações da Sociedade Civil.
A própria Prefeitura de São Bernardo concorre na categoria Órgãos Públicos com o projeto “Gestão Participativa de Risco e Mobilização Comunitária”, desenvolvido pela Secretaria de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Proteção Animal dentro do programa “Nosso Bairro, Nosso Ambiente”.
Executada em 15 bairros, a ação mobilizou mais de 230 moradores e servidores de pastas como Saúde, Educação e Defesa Civil para traçar diagnósticos territoriais e planos de contingência locais contra enchentes e deslizamentos.
“É motivo de orgulho São Bernardo ter sido escolhida pelo Ministério das Cidades para sediar uma premiação nacional que trata de temas discutidos mundialmente. Também é muito importante termos uma iniciativa da cidade entre as finalistas para servir de exemplo para outros municípios”, destacou o prefeito Marcelo Lima.
Cronograma do evento
- 13h30: Recepção do público e rodada de jogos educativos sobre o clima;
- 14h00: Abertura oficial com falas institucionais e apresentação cultural;
- 15h00: Apresentação detalhada dos resultados da mobilização nacional;
- 15h30: Solenidade de entrega dos prêmios aos vencedores de cada categoria;
- 16h30: Coquetel de confraternização.
Os interessados em acompanhar a cerimônia presencialmente devem realizar a inscrição prévia pela internet, por meio do formulário oficial do evento.