São Bernardo perde para o Criciúma e sofre 2ª derrota seguida

Em partida controlada pelos donos da casa, a equipe paulista não consegue reagir e acumula segundo revés consecutivo na competição.

Crédito: Cleiton de Laria/ Pera Photo

O São Bernardo foi superado pelo Criciúma por 1 a 0 em confronto direto pela Série B do Brasileirão. A equipe catarinense dominou as ações táticas desde o apito inicial e garantiu o triunfo em casa com um gol de pênalti convertido por Otero.

Antes da partida, os dois clubes ostentavam momentos distintos. O time mandante vinha de uma vitória boa fora de casa contra o América-MG e defendia uma invencibilidade de 9 jogos.

Por outro lado, o São Bernardo buscava exatamente a recuperação. O elenco havia perdido sua série invicta na rodada anterior ao cair diante do Juventude em seus domínios. A nova derrota mantém o Bernô estagnado na quarta posição.

Domínio catarinense na primeira etapa

O primeiro tempo foi de total controle do Criciúma. A marcação pressão asfixiou a saída de bola da equipe do Grande ABC e manteve o jogo inteiramente no campo defensivo dos visitantes.

Aos 23 minutos, o árbitro Bruno Arleu de Araújo marcou pênalti após ser chamado ao monitor do VAR. A arbitragem apontou um toque no braço de Pará em lance de cruzamento de Willean Lepo.

Otero assumiu a cobrança e inaugurou o marcador. O meio-campista dedicou o tento à Venezuela, seu país natal, afetado por um terremoto de grandes proporções durante a semana.

Pressão continua e São Bernardo tenta reagir

A vantagem no placar não diminuiu o ímpeto ofensivo dos donos da casa. O goleiro Alex Alves virou o grande destaque da equipe do ABC ao operar intervenções cruciais e evitar uma goleada precoce.

Nos instantes finais do primeiro tempo, Waguininho soltou uma bomba de fora da área e carimbou o travessão. Na sequência, Eduardo exigiu elasticidade do goleiro visitante ao emendar um voleio perigoso.

Segundo tempo de pouca criatividade

O panorama técnico mudou pouco na etapa complementar. As substituições feitas no São Bernardo, incluindo as entradas de Marcão Silva e Daniel Davi, falharam em gerar poder de fogo no ataque.

A melhor oportunidade de ampliar a vantagem surgiu aos 24 minutos. Marcelo Hermes completou um cruzamento da esquerda de primeira e acertou a trave da meta defendida pelos paulistas.

O apito final sacramentou a invencibilidade estendida do time mandante, que administrou a posse de bola sem sofrer sustos na retaguarda protegida pelo goleiro Airton.

O revés fora de casa expõe a necessidade de ajustes imediatos. A comissão técnica do São Bernardo precisa agora focar na recuperação física e tática do grupo para retomar o caminho das vitórias no torneio nacional.

  • Publicado: 27/06/2026 17:57
  • Alterado: 27/06/2026 17:57
  • Autor: Thiago Antunes
  • Fonte: ABCdoABC