São Bernardo ouve moradores do Planalto para a LOA 2027
A audiência do A Voz da Gente reuniu moradores em São Bernardo para debater melhorias da segurança para as regiões do Planalto e do Calux
- Publicado: 26/06/2026 12:45
- Alterado: 26/06/2026 12:45
- Autor: Daniela Ferreira
- Fonte: PMSBC
A Prefeitura de São Bernardo realizou, na noite desta quinta-feira (25), a quarta plenária do programa “A Voz da Gente, Cidade Pra Frente”. O encontro aconteceu na EMEB José Getúlio Escobar Bueno, no bairro Planalto, e reuniu moradores do Jardim Calux e adjacências para coletar propostas que vão compor a Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2027.
O programa vai percorrer 15 regiões do município entre os meses de junho e agosto. O objetivo é dar microfone aberto à população para que os próprios moradores definam quais as prioridades de investimento para o orçamento do próximo ano. Quem não puder comparecer aos encontros presenciais também pode enviar sugestões por meio do formulário eletrônico de consulta pública no site da Prefeitura.
Demandas em mobilidade e investimentos na região

Durante a reunião, as principais solicitações apresentadas pelos moradores do Planalto e do Calux concentraram-se na área de mobilidade urbana, incluindo pedidos de instalação de lombadas, mudanças no sentido de vias e readequações no canteiro central da Avenida Álvaro Guimarães, além de melhorias no estacionamento e reforço na segurança de praças.
O prefeito Marcelo Lima destacou que a região vem recebendo uma série de melhorias estruturais de grande porte, tais como:
- Avenida Robert Kennedy: Obras de requalificação de R$ 70 milhões, que incluem pavimentação, novo corredor de ônibus e lâmpadas de LED;
- Jardim Beatriz: Recapeamento asfáltico em andamento em 18 vias do bairro;
- Segurança e Saúde: Entrega do complexo “Cidade da Polícia” (centralizando delegacias e o Deic), readequação da UBS Calux e instalação da Praça da Cidadania;
- Habitação Social: Construção do conjunto habitacional Vila São Pedro/Vila Girassol no Planalto, em parceria com a CDHU, voltado para famílias atípicas.
“Ouvir de perto a demanda do cidadão permite que o governo acerte mais, além de aproximar a gestão de quem vive, de fato, os benefícios das ações do poder público”, pontuou o prefeito.
Próximas reuniões do Orçamento Participativo

O ciclo de audiências públicas continua no mês de julho. O próximo encontro está marcado para quinta-feira (2 de julho de 2026), às 19h, na EMEB Natalina Cuzziol Ferro, para ouvir os moradores dos bairros Demarchi, Terra Nova e Botujuru.
Confira o calendário das próximas semanas:
| Data | Regiões Atendidas | Local do Encontro | Horário |
| 02/07 | Demarchi / Terra Nova / Botujuru | EMEB Natalina Cuzziol Ferro | 19h |
| 06/07 | Baeta Neves / Farina / Industrial | EMEB Gofredo Teixeira Silva Telles | 19h |
| 13/07 | Alves Dias / Cooperativa / Independência | EMEB Maurício Caetano de Castro II | 19h |
| 16/07 | Dos Casas | Ginásio José Vicente Lopes (Tozinho) | 19h |
| 27/07 | Ferrazópolis / Montanhão / Silvina / Irajá | EMEB Léo Commissari | 19h |
| 30/07 | Centro / Nova Petrópolis / Santa Terezinha | EMEB Aldino Pinotti | 19h |