São Bernardo ouve moradores do Planalto para a LOA 2027

A audiência do A Voz da Gente reuniu moradores em São Bernardo para debater melhorias da segurança para as regiões do Planalto e do Calux

Crédito: Fotos: Bia Nazário/PMSBC

A Prefeitura de São Bernardo realizou, na noite desta quinta-feira (25), a quarta plenária do programa “A Voz da Gente, Cidade Pra Frente”. O encontro aconteceu na EMEB José Getúlio Escobar Bueno, no bairro Planalto, e reuniu moradores do Jardim Calux e adjacências para coletar propostas que vão compor a Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2027.

O programa vai percorrer 15 regiões do município entre os meses de junho e agosto. O objetivo é dar microfone aberto à população para que os próprios moradores definam quais as prioridades de investimento para o orçamento do próximo ano. Quem não puder comparecer aos encontros presenciais também pode enviar sugestões por meio do formulário eletrônico de consulta pública no site da Prefeitura.

Demandas em mobilidade e investimentos na região

São Bernardo
Fotos: Bia Nazário/PMSBC

Durante a reunião, as principais solicitações apresentadas pelos moradores do Planalto e do Calux concentraram-se na área de mobilidade urbana, incluindo pedidos de instalação de lombadas, mudanças no sentido de vias e readequações no canteiro central da Avenida Álvaro Guimarães, além de melhorias no estacionamento e reforço na segurança de praças.

O prefeito Marcelo Lima destacou que a região vem recebendo uma série de melhorias estruturais de grande porte, tais como:

  • Avenida Robert Kennedy: Obras de requalificação de R$ 70 milhões, que incluem pavimentação, novo corredor de ônibus e lâmpadas de LED;
  • Jardim Beatriz: Recapeamento asfáltico em andamento em 18 vias do bairro;
  • Segurança e Saúde: Entrega do complexo “Cidade da Polícia” (centralizando delegacias e o Deic), readequação da UBS Calux e instalação da Praça da Cidadania;
  • Habitação Social: Construção do conjunto habitacional Vila São Pedro/Vila Girassol no Planalto, em parceria com a CDHU, voltado para famílias atípicas.

“Ouvir de perto a demanda do cidadão permite que o governo acerte mais, além de aproximar a gestão de quem vive, de fato, os benefícios das ações do poder público”, pontuou o prefeito.

Próximas reuniões do Orçamento Participativo

São Bernardo
Fotos: Bia Nazário/PMSBC

O ciclo de audiências públicas continua no mês de julho. O próximo encontro está marcado para quinta-feira (2 de julho de 2026), às 19h, na EMEB Natalina Cuzziol Ferro, para ouvir os moradores dos bairros Demarchi, Terra Nova e Botujuru.

Confira o calendário das próximas semanas:

DataRegiões AtendidasLocal do EncontroHorário
02/07Demarchi / Terra Nova / BotujuruEMEB Natalina Cuzziol Ferro19h
06/07Baeta Neves / Farina / IndustrialEMEB Gofredo Teixeira Silva Telles19h
13/07Alves Dias / Cooperativa / IndependênciaEMEB Maurício Caetano de Castro II19h
16/07Dos CasasGinásio José Vicente Lopes (Tozinho)19h
27/07Ferrazópolis / Montanhão / Silvina / IrajáEMEB Léo Commissari19h
30/07Centro / Nova Petrópolis / Santa TerezinhaEMEB Aldino Pinotti19h
  • Publicado: 26/06/2026 12:45
  • Alterado: 26/06/2026 12:45
  • Autor: Daniela Ferreira
  • Fonte: PMSBC