São Bernardo debate a criação de novo Instituto Federal
São Bernardo realiza debates públicos para definir cursos e estrutura do novo Instituto Federal, que deve atender cerca de 1.400 alunos
- Publicado: 27/06/2026 17:40
- Alterado: 27/06/2026 17:40
- Autor: Gabriel de Jesus
- Fonte: Prefeitura de São Bernardo
A Prefeitura de São Bernardo e o Governo Federal realizaram, na noite desta sexta-feira (26), a primeira de três audiências públicas para debater a instalação de um campus do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) no município. O encontro ocorreu no Teatro Elis Regina, localizado no bairro Assunção, e marca o início do processo de estruturação pedagógica e definição dos eixos tecnológicos da nova unidade de ensino.
O plano de expansão e interiorização das instituições de ensino técnico tem como objetivo descentralizar o acesso à qualificação pública e gratuita. De acordo com o projeto inicial, o novo campus do Instituto Federal em São Bernardo está projetado para atender 1.400 estudantes. A estrutura planejada contará com 15 salas de aula, um corpo docente de 70 professores e 45 profissionais na área administrativa.
Participação popular e definição de cursos do Instituto Federal
A engrenagem do planejamento acadêmico prevê a escuta ativa da comunidade local para alinhar a grade curricular às demandas do mercado regional. Através de uma ferramenta virtual institucional, os moradores podem votar para selecionar dois eixos tecnológicos e quatro cursos específicos que serão ministrados na unidade.
O prefeito de São Bernardo, Marcelo Lima, destacou a importância de ouvir a sociedade civil e o setor produtivo durante este período de transição:
“Agora estamos na fase de audiências públicas para estruturar a parte pedagógica ouvindo a população, porque o diálogo é ferramenta importante nesse processo, para que os cursos possam atender também às necessidades de empresas locais na formação de mão de obra qualificada.”
Próximos passos e mapeamento regional
Para consolidar o projeto pedagógico, o Instituto Federal realiza paralelamente um levantamento sobre os Arranjos Produtivos Locais (APLs) e o mapeamento das instituições de ensino técnico já operantes na região do ABC. Esse diagnóstico visa evitar a sobreposição de vagas e garantir que o Instituto Federal atue de forma complementar à economia da região.
O secretário de Educação do município, Júlio César da Costa, relembrou o papel de inclusão socioeconômica dessas escolas técnicas no desenvolvimento regional:
“Os institutos oferecem ensino gratuito e de excelência ao longo de sua trajetória histórica. Consegue integrar formação técnica ao Ensino Médio, além de oferecer graduações e pós-graduações de alto nível. Tem como referência a inclusão social, a inovação científica e, fundamentalmente, o desenvolvimento regional.”
A tramitação para a consolidação do Instituto Federal na cidade seguirá com mais dois encontros presenciais oficiais, agendados para os dias 27 de julho e 28 de agosto, em locais que ainda serão divulgados pela administração pública. Os cidadãos interessados em enviar sugestões digitais podem acessar a página oficial da iniciativa na internet.