Santo André abre cursos gratuitos de culinária e negócios

Os cursos gratuitos da Escola de Ouro Andreense ensinam a produzir e vender bolos, doces e salgados fitness com foco em inclusão

Crédito: Fotos: Helber Aggio/PSA

A Prefeitura de Santo André, por meio da Escola de Ouro Andreense e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Geração de Emprego, abriu inscrições nesta quarta-feira (24) para uma nova rodada de cursos gratuitos presenciais na área de gastronomia e empreendedorismo.

As capacitações são realizadas em parceria com o Sebrae, Senai, Sehal e Sintragastroh SAR. Os cursos acontecem em julho e são focados em eixos de diversidade, inclusão e na chamada “economia prateada” (público com mais de 50 anos).

As aulas vão ensinar desde a preparação técnica e armazenamento dos alimentos até estratégias de gestão de negócios, vendas e divulgação para quem deseja abrir ou expandir o próprio comércio.

Cursos Disponíveis e Inscrições

cursos gratuitos
Fotos: Helber Aggio/PSA

As inscrições ficam abertas até o dia 13 de julho e as aulas serão ministradas entre 23 e 31 de julho na sede do Senai “A. Jacob Lafer” (Avenida Santos Dumont, 300, Casa Branca). Confira as turmas disponíveis:

  • Cupcakes e Bolos Caseiros (Público 50+): Aulas de segunda a sexta, das 8h às 12h. Inscrições pelo link
  • Cupcakes e Bolos Caseiros (Mulheres Negras): Aulas de segunda a sexta, das 13h às 17h. Inscrições pelo link
  • Pães e Salgados Fitness (Público 50+): Aulas de segunda a sexta, das 13h às 17h. Inscrições pelo link
  • Pães e Salgados Fitness (Público LGBTQIAP+): Aulas de segunda a sexta, das 8h às 12h. Inscrições pelo link
  • Docinhos para Festa: Opções voltadas à geração de renda imediata (detalhes disponíveis nos canais oficiais da prefeitura).

Fomento à economia regional

cursos gratuitos
Fotos: Helber Aggio/PSA

A iniciativa visa dar ferramentas para que grupos historicamente minoritários conquistem autonomia financeira e impulsionem o comércio local.

“A qualificação no segmento de alimentação tem sido fundamental para a concretização da nossa política de geração de emprego e renda, notadamente no segmento gastronômico, onde Santo André assumiu a posição de polo regional”, destacou o secretário de Desenvolvimento e Geração de Emprego, Evandro Banzato.

  • Publicado: 24/06/2026 17:30
  • Alterado: 24/06/2026 17:30
  • Autor: Daniela Ferreira
  • Fonte: PSA