Proerd reúne mais de 200 alunos em formatura em Ribeirão Pires
Cerimônia do Proerd em Ribeirão Pires celebra a conclusão das atividades de prevenção às drogas com estudantes da rede de ensino
- Publicado: 25/06/2026 20:31
- Alterado: 25/06/2026 20:31
- Autor: Gabriel de Jesus
- Fonte: Prefeitura de Ribeirão Pires
A Prefeitura de Ribeirão Pires, em parceria com a Polícia Militar, realizou nesta quinta-feira (25) a formatura de mais de 200 alunos do 5º ano no Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência). O evento ocorreu no Anfiteatro Municipal Arquimedes Ribeiro e reuniu estudantes das redes pública e particular de ensino.
A iniciativa do Proerd visa promover a conscientização sobre a prevenção ao uso de substâncias ilícitas e o combate à violência. A solenidade contou com a presença do prefeito Guto Volpi, de autoridades policiais, profissionais da educação e familiares.
Compromisso com a cidadania e segurança nas escolas
Durante o evento, o prefeito Guto Volpi destacou o impacto social das atividades desenvolvidas ao longo do semestre.
“É muito gratificante acompanhar a formatura desses alunos e ver o resultado de um trabalho que vai muito além da sala de aula. O Proerd contribui para a formação de cidadãos mais conscientes, responsáveis e preparados para construir um futuro melhor para nossa cidade”, afirmou o chefe do Executivo.
Volpi também ressaltou que a cooperação institucional é a base para o sucesso do projeto no município. “O Proerd é resultado de uma parceria importante entre a Prefeitura, a Polícia Militar e a comunidade escolar. Essa união fortalece as ações de prevenção e leva informação e conscientização às nossas crianças e jovens”, completou o prefeito.
Integração comunitária e apresentações especiais
A formatura reuniu estudantes das escolas estaduais Professora Marisa Afonso Salero, Professor João Gaudêncio Mainini, Emilio Sortino, Antônio de Pádua Godoy, além do Colégio São José.
As instrutoras do Proerd, Soldado Fernanda e Aluna-Sargento Eloina, conduziram a cerimônia de entrega dos certificados.
“Muito feliz por esse momento de formatura, consolidando um trabalho de conscientização para formar cidadãos conscientes e com um futuro melhor”, declarou a Soldado Fernanda.
A programação cultural incluiu uma demonstração técnica do Canil da Guarda Civil Municipal (GCM) sobre convivência responsável com os animais e uma apresentação interativa do Palhaço Dudu. Desenvolvido pela Polícia Militar, o Proerd atua diretamente na orientação de crianças e adolescentes para a tomada de decisões seguras, fortalecendo os valores de cidadania.