Governo de SP investe R$ 13 bi em saneamento na Grande SP
O megapacote de investimentos estaduais acelera a universalização do saneamento e a despoluição do Rio Tietê até 2029
- Publicado: 26/06/2026 20:00
- Alterado: 26/06/2026 20:00
- Autor: Daniela Ferreira
- Fonte: Assessoria
O Governo do Estado de São Paulo anunciou o maior pacote de investimentos em saneamento básico da história da Região Metropolitana. Durante a passagem da Caravana 3D pela capital, a gestão estadual confirmou o aporte de R$ 13 bilhões para acelerar a universalização dos serviços de água e esgoto em 20 municípios das sub-regiões Oeste, Norte e Sudoeste da Grande São Paulo entre 2026 e 2029.
O macroprojeto é coordenado pela Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil) e foca na despoluição de mananciais, na melhora da saúde pública e no cumprimento das metas do Novo Marco Legal do Saneamento.
ETE Barueri recebe R$ 6 bilhões

O coração do investimento está concentrado em Barueri, que absorverá R$ 6 bilhões do montante total. O recurso será integralmente aplicado na ampliação e modernização da Estação de Tratamento de Esgotos (ETE) Barueri, considerada a maior da América Latina. A planta atende hoje mais de 10 milhões de pessoas de diversos municípios paulistas, incluindo bairros da capital.
Com a reforma do programa IntegraTietê, a estação passará por melhorias tecnológicas profundas:
- Capacidade ampliada: O volume de tratamento saltará de 16 metros cúbicos por segundo para 22,5 metros cúbicos por segundo (alta de 40%);
- Sustentabilidade: Novas estruturas vão reduzir em até 70% o volume de lodo gerado no processo;
- Autossuficiência energética: O biogás resultante do tratamento será transformado em energia elétrica para abastecer a própria usina.
“A ampliação da coleta e do tratamento de esgoto significa mais saúde, mais qualidade de vida e mais preservação dos nossos rios. Em Barueri, esse effort será fundamental para avançarmos na despoluição do Rio Tietê”, destacou a secretária da Semil, Natália Resende.
Divisão de recursos por município
Os outros R$ 7 bilhões do pacote anunciado pelo governo estadual serão pulverizados nas redes de distribuição e coleta de mais 19 cidades da região metropolitana. Confira os principais destaques financeiros:
- Cotia: R$ 2,2 bilhões
- Cajamar: R$ 762 milhões
- Mairiporã: R$ 492,7 milhões
- Santana de Parnaíba: R$ 468,8 milhões
- Carapicuíba: R$ 456 milhões
- Osasco: R$ 410,8 milhões
- Itapecerica da Serra: R$ 385 milhões
- Itapevi: R$ 353,7 milhões
- Franco da Rocha: R$ 351 milhões
- Embu das Artes: R$ 299 milhões
- Jandira: R$ 241,3 milhões
- Caieiras: R$ 163,9 milhões
- Francisco Morato: R$ 123,6 milhões
- Taboão da Serra: R$ 115 milhões
- Vargem Grande Paulista: R$ 103,6 milhões
- Demais cidades (Embu-Guaçu, Juquitiba, Pirapora do Bom Jesus e São Lourenço da Serra) somam juntas cerca de R$ 200 milhões em melhorias locais.