Fundo Social faz balanço de programa que capacitou 1,1 mil alunos

Encontro com primeiras-damas da região de São José dos Campos avaliou resultados do Caminho da Capacitação, que certificou 1.151 participantes em 15 municípios

Crédito: Fundo social de São Paulo

A presidente do Fundo Social de São Paulo, Cristiane Freitas, reuniu nesta quarta-feira (24), no Palácio dos Bandeirantes, primeiras-damas de municípios da região administrativa de São José dos Campos para apresentar o balanço do 21º ciclo do programa Caminho da Capacitação.

O encontro marcou a conclusão das atividades desenvolvidas na região e teve como foco a análise dos resultados alcançados, a troca de experiências entre os municípios participantes e o alinhamento de futuras ações voltadas à qualificação profissional da população.

Mais de mil certificados emitidos na região

Encerrado oficialmente em 15 de junho, durante cerimônia realizada em Pindamonhangaba, o ciclo atendeu 15 municípios e certificou 1.151 alunos em cursos gratuitos de formação profissional.

A iniciativa combinou a atuação de 22 carretas adaptadas como salas de aula itinerantes com atividades realizadas em unidades fixas, ampliando o acesso da população às capacitações.

Os cursos oferecidos contemplaram áreas como gastronomia, beleza e bem-estar, tecnologia, mecânica, moda e cuidados com animais de estimação, setores com potencial de geração de renda e empregabilidade.

Municípios compartilharam experiências

Participaram da reunião representantes de Caçapava, Guaratinguetá, Monteiro Lobato, Pindamonhangaba, Potim, Taubaté e Tremembé.

Durante o encontro, as primeiras-damas relataram experiências sobre a implementação do programa em seus municípios e os impactos observados na vida dos participantes. Também foram discutidas oportunidades de aperfeiçoamento para as próximas etapas da iniciativa.

Segundo Cristiane Freitas, a parceria entre o Governo do Estado e as administrações municipais é fundamental para ampliar o alcance das ações de qualificação profissional.

Programa já alcançou cerca de 300 municípios

Criado pelo Fundo Social de São Paulo, o Caminho da Capacitação leva cursos gratuitos para diversas regiões do estado por meio de estruturas móveis adaptadas para atividades educacionais.

O programa tem como objetivo estimular o empreendedorismo, promover a qualificação profissional e ampliar as oportunidades de inserção no mercado de trabalho, especialmente para pessoas em situação de vulnerabilidade social.

De acordo com o Fundo Social, a iniciativa já passou por aproximadamente 300 municípios paulistas, alcançou todas as regiões administrativas do estado e certificou cerca de 16,5 mil alunos.

Ação integra programa de combate à pobreza

O Caminho da Capacitação faz parte do SuperAção SP, conjunto de políticas públicas do Governo do Estado voltadas à promoção da autonomia financeira das famílias e ao enfrentamento da pobreza por meio da capacitação e geração de oportunidades.

  • Publicado: 24/06/2026 16:24
  • Alterado: 24/06/2026 16:24
  • Autor: Suzana Rezende
  • Fonte: Fundo Social de Solidariedade