Faculdade Municipal de São Bernardo divulga lista preliminar do vestibular
Candidatos aprovados no processo seletivo do segundo semestre devem comprovar escolaridade e condição socioeconômica até 1º de julho para garantir a vaga
- Publicado: 28/06/2026 15:20
- Alterado: 28/06/2026 15:20
- Autor: Suzana Rezende
- Fonte: Prefeitura de São Bernardo
A lista preliminar dos candidatos aprovados no vestibular de meio do ano da Faculdade Municipal de São Bernardo foi publicada na última quinta-feira (25), em edição extra do Jornal Notícias do Município. Ao todo, foram selecionados 200 estudantes, sendo 50 vagas para cada um dos quatro cursos oferecidos pela instituição.
Os candidatos convocados devem apresentar a documentação exigida no edital até as 23h59 do dia 1º de julho. A comprovação dos critérios de elegibilidade é obrigatória para a continuidade no processo seletivo.
Criada pela administração municipal e com gestão pedagógica realizada em parceria com a Universidade São Judas, a Faculdade Municipal é voltada à oferta de ensino superior gratuito para pessoas de baixa renda que ainda não concluíram uma graduação.
Documentação deve ser entregue até 1º de julho
Os aprovados precisam comprovar escolaridade e condição socioeconômica conforme estabelecido no edital do vestibular.
A documentação pode ser enviada por e-mail para faculdademunicipal.sbc@gmail.com ou entregue presencialmente na sede da instituição, localizada na Rua Marechal Deodoro, 1.058, no Centro de São Bernardo.
O atendimento presencial ocorre às segundas, quartas, quintas e sextas-feiras, das 9h às 21h, e às terças-feiras, das 10h às 17h.
Cursos gratuitos atenderão 600 estudantes a partir de agosto
A Faculdade Municipal oferece 50 vagas para cada um dos seguintes cursos semipresenciais:
- Gestão Ambiental;
- Gestão Pública;
- Gestão Financeira;
- Marketing.
Com o ingresso da nova turma no segundo semestre, a instituição passará a atender 600 estudantes.
Segundo o prefeito Marcelo Lima, a proposta busca ampliar o acesso ao ensino superior para pessoas que não teriam condições de arcar com os custos de uma graduação.
“O sonho de fazer um curso superior agora será realidade para mais 200 pessoas que não teriam condições de pagar. Foi pensando nesse público que criamos a Faculdade Municipal gratuita, porque é dever do poder público dar condições para que todos possam ter oportunidades. Com os aprovados no vestibular do meio de ano, teremos 600 alunos divididos nos quatro cursos, todos em busca de qualificação para alçar voos mais altos e melhorar de vida. Educação é transformação”, afirmou o prefeito Marcelo Lima.
O chefe do Executivo também destacou outras iniciativas voltadas à ampliação do acesso ao ensino superior, entre elas a oferta de bolsas de estudo 100% gratuitas na Faculdade de Direito São Bernardo e cursos na área da saúde em parceria com unidades da iniciativa privada. Conforme informado pela Prefeitura, a expectativa é que, a partir de 2027, o município conte com um campus do Instituto Federal, que oferecerá cursos gratuitos de ensino médio integrado, cursos técnicos, graduação, pós-graduação, além de atividades de pesquisa e extensão.
Confira os documentos exigidos
Os candidatos selecionados deverão apresentar os documentos previstos no edital, entre eles:
- Comprovantes de renda (holerite, carteira de trabalho, Registro de Pagamento Autônomo – RPA, guia do seguro-desemprego, comprovante de inscrição em programa social ou no CadÚnico);
- Declaração de composição do núcleo familiar, conforme modelo disponível no Anexo III do edital;
- Histórico escolar ou declaração de conclusão do Ensino Médio;
- Declaração de não possuir formação superior (tecnólogo, bacharelado ou licenciatura), utilizando o modelo do Anexo II;
- Documentos pessoais, como RG, CPF, título de eleitor, certidão de nascimento e comprovante de residência.
Cronograma prevê divulgação da lista final em julho
Conforme o cronograma do processo seletivo, a análise da documentação socioeconômica será realizada no dia 3 de julho. Já a lista definitiva dos 200 aprovados será publicada três dias depois.
As matrículas ocorrerão nos dias 15, 16, 17, 20 e 21 de julho, das 13h às 19h, no campus da Universidade São Judas, localizado na Avenida Pereira Barreto, 1.479, no bairro Baeta Neves, em São Bernardo do Campo.