Doutor Seraphim propõe fiscalização de motociclistas

Doutor Seraphim defende ação integrada entre GCM, Semob e Polícia Militar para coibir infrações e aumentar a segurança no trânsito

Crédito: Divulgação/CMSCS

O presidente da Câmara Municipal de São Caetano do Sul, Doutor Seraphim (PL), apresentou uma indicação solicitando estudos para a implantação de uma operação permanente de fiscalização voltada ao cumprimento das normas de trânsito por motociclistas. A proposta prevê a atuação conjunta do patrulhamento com motocicletas da Guarda Civil Municipal (GCM), da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob) e, eventualmente, da Polícia Militar.

A iniciativa foi motivada pelas frequentes reclamações de moradores sobre o desrespeito às leis de trânsito em diferentes regiões do município. Segundo o parlamentar, diversas infrações têm colocado em risco a segurança de motoristas, pedestres e demais usuários das vias públicas.

Medida busca reduzir infrações e acidentes

De acordo com Doutor Seraphim, entre as irregularidades mais recorrentes estão o avanço de sinais vermelhos, o desrespeito às faixas de pedestres, o excesso de velocidade, a circulação na contramão, além de manobras perigosas, como empinar motocicletas e trafegar em zigue-zague entre os veículos.

O presidente do Legislativo argumenta que o patrulhamento realizado com motocicletas proporciona maior agilidade para identificar e flagrar esse tipo de infração, aumentando a efetividade da fiscalização nas ruas da cidade.

Ação também terá caráter preventivo

Além do aspecto punitivo, Doutor Seraphim destacou que a operação terá caráter preventivo, contribuindo para reduzir acidentes, preservar a ordem no trânsito e diminuir os custos relacionados aos atendimentos de emergência.

O parlamentar também ressaltou que a conduta de alguns motociclistas acaba servindo de mau exemplo para jovens que presenciam as infrações sem qualquer consequência prática de caráter punitivo ou sancionatório.

Na avaliação de Doutor Seraphim, o simples anúncio da operação permanente já teria efeito positivo ao ampliar a conscientização dos condutores e reforçar a sensação de segurança entre os moradores de São Caetano do Sul.

  • Publicado: 26/06/2026 16:13
  • Alterado: 26/06/2026 16:13
  • Autor: Daniela Penatti
  • Fonte: CMSCS