CIESP São Bernardo lança novo Núcleo de Mulheres

O CIESP de São Bernardo lançou um grupo exclusivo focado em capacitação, mentoria e ampliação da liderança feminina no setor industrial

Crédito: Divulgação

O Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP) de São Bernardo do Campo lançou oficialmente, nesta quinta-feira (25), o seu Núcleo de Mulheres. A iniciativa visa impulsionar a representatividade e a liderança de executivas e empresárias no ecossistema industrial e corporativo do ABC Paulista.

A novidade foi formalizada durante a reunião de diretoria e conselho da regional, ocasião em que foram estabelecidas as primeiras diretrizes estratégicas e as frentes de trabalho focadas em rede de relacionamento, capacitação técnica e desenvolvimento de carreira.

Mentoria regional e expansão no conselho

O núcleo terá a coordenação da jornalista Adriana Franco, sócia da Souza Franco Comunicação. A primeira grande meta do grupo será estruturar e implementar um programa regional de mentoria inspirado no projeto Elas na Indústria, de abrangência estadual gerido pelo Conselho Superior Feminino da FIESP.

A proposta vai atender executivas, empresárias, sucessoras e lideranças em ascensão profissional indicadas por corporações parceiras da entidade.

“Nosso desafio é ampliar a participação feminina nos espaços de decisão, articulação e desenvolvimento empresarial. A proposta é reunir mulheres que já lideram, que empreendem ou que estão em trajetória de crescimento dentro das empresas”, explicou a coordenadora Adriana Franco.

Paralelamente à criação do braço feminino, o CIESP São Bernardo do Campo efetivou um aumento da representatividade em seu conselho consultivo em 2026. A nova bancada de conselheiras conta com nomes de grandes multinacionais e companhias regionais, incluindo:

  • Clarice de Oliveira Borges Ferreira (Volkswagen do Brasil);
  • Kaori Isogai Yoneoka (SMC Automação do Brasil);
  • Sofia Rovath Hossaka (Multicel Pigmentos);
  • Vera Maria Miraglia (Carbono Química);
  • Sandra Prattes.

Consolidação das pautas de liderança

De acordo com o diretor titular da regional, Mauro Miaguti, o projeto é um desdobramento de pesquisas de governança corporativa geradas pelo comitê ESG (Ambiental, Social e Governança) da própria instituição. Junto com o retorno do Núcleo de Jovens Empreendedores, o CIESP SBC foca a sua agenda institucional na oxigenação e modernização da governança do empresariado local.

  • Publicado: 26/06/2026 21:23
  • Alterado: 26/06/2026 21:23
  • Autor: Daniela Ferreira
  • Fonte: Assessoria