Universitários da Grande SP preparam nove carros off-road

Estudantes de engenharia de São Paulo e do ABC participam da 21ª Baja SAE BRASIL-PETROBRAS, que será realizada de 5 a 8 de março, em Piracicaba (SP)

Crédito:

Cerca de 150 universitários da Grande São Paulo estão em contagem regressiva para colocar à prova nove carros off-road na 21ª Competição Baja SAE BRASIL-PETROBRAS, que reunirá 76 veículos desenvolvidos por mais de 1,2 mil estudantes engenharia, de 70 instituições de ensino superior, do Brasil (16 Estados e Distrito Federal) e dos Estados Unidos.

A competição será realizada no Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo (ECPA), em Piracicaba (SP), entre os dias 5 e 8 de março. As três instituições de ensino que alcançarem as melhores pontuações na soma geral de todas as provas poderão representar o Brasil na competição Baja SAE Maryland, entre os dias 7 e 10 de maio, na cidade de Baltimore, Maryland, nos Estados Unidos.

Da Grande São Paulo, os estudantes representam sete instituições de ensino da Capital, Santo André, São Bernardo e São Caetano.

SÃO PAULO – Formada por 20 estudantes da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, a equipe Poli Taurus possui como um dos diferenciais a utilização de uma placa solar para carregar a bateria do veículo. “Elimina-se a necessidade de um alternador, que aumentaria o consumo de combustível”, afirma Gabriel Borrasca, estudante do terceiro ano de Engenharia Mecânica, piloto da equipe da Poli, escola que alcançou a terceira colocação em 2014.

Outra inovação é um sistema de comunicação com acesso à internet. “Permite ao piloto receber vídeos, fotos e dicas sobre os obstáculos e o desempenho de outros carros na competição”, afirma. A equipe ainda desenvolveu um sistema de sensoriamento do nível de combustível, capaz de atualizar em tempo real o nível do tanque ao piloto e, assim, otimizar as paradas para abastecimento durante o Enduro”, diz Borrasca.

ABC – Em São Caetano, cerca de 20 estudantes do Instituto Mauá de Tecnologia compõem a equipe Mauá 2 – Kalahari. O peso foi uma das principais preocupações durante o desenvolvimento do projeto, que pesa em média 120 kg. “Fizemos mudança estrutural no carro com o intuito de reduzir componentes sem perder em resistência a impactos. Reduzimos, inclusive, parafusos. Cada 100 gramas fazem diferença”, afirma Vinícius Esteves, estudante do 3º ano de Engenharia Mecânica, capitão da equipe, que utilizou aço na estrutura do veículo, além de compósitos, alumínio e espumas variadas. “Desta vez os materiais compósitos foram usados em maior escala”, diz.

Também representam a Grande São Paulo as equipes FEI Baja 1 e FEI Baja 2, do Centro Universitário da FEI; Fatecnólogos, da Faculdade de Tecnologia de São Paulo; Mauá 1 – Dakar, do Instituto Mauá de Tecnologia; Baja UFABC, da Universidade Federal do ABC; Mack Gear, da Universidade Presbiteriana Mackenzie; e Bajiganga, da Universidade São Judas Tadeu.

CARROS – Os veículos Baja SAE são protótipos de estrutura tubular em aço, monopostos, para uso fora de estrada, com quatro ou mais rodas e motor padrão de 10 HP, que devem ser capazes de transportar pilotos com até 1,90 m de altura, pesando até 113,4 kg. Os sistemas de suspensão, transmissão e freios, assim como o próprio chassi, são projetados e construídos pelas equipes, que têm, ainda, a tarefa de buscar patrocínio para viabilizar o projeto.

 “Desenvolver nos futuros engenheiros as principais capacidades requeridas pelo mercado, como liderança, trabalho em equipe e gestão de projetos, é o grande objetivo dos programas estudantis da SAE BRASIL”, ressalta o engenheiro Frank Sowade, presidente da SAE BRASIL.

SERVIÇO:
21ª Competição Baja SAE BRASIL-PETROBRAS
Quando: de 5 a 8 de março de 2015.
Onde: Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo (ECPA) – rodovia SP 135, km 13,5, bairro Tupi, Piracicaba/ SP.

  • Publicado: 27/02/2015 10:22
  • Alterado: 16/08/2023 09:44
  • Autor: Redação
  • Fonte: Companhia de Imprensa