São Bernardo aprova propostas para melhorar o SUS
O Conselho Municipal de Saúde reuniu cem pessoas para definir metas contra a superlotação e por mais verbas para o SUS
- Publicado: 23/06/2026 15:21
- Alterado: 23/06/2026 15:21
- Autor: Daniela Ferreira
- Fonte: PMSBC
O Conselho Municipal de Saúde de São Bernardo do Campo aprovou, no último domingo (21), as diretrizes locais que serão levadas para as próximas conferências estadual e nacional de saúde.
A plenária reuniu cerca de 100 pessoas na sede da Associação Paulista de Medicina. O público foi composto por uma mistura essencial para o funcionamento do SUS: usuários do sistema, trabalhadores da saúde e gestores públicos.
O encontro serviu como etapa preparatória para a 10ª Conferência Estadual de Saúde e para a 18ª Conferência Nacional de Saúde. Os participantes se dividiram em grupos de trabalho para debater soluções práticas para os desafios da saúde pública.
Voz ativa na construção do SUS

A reunião foi coordenada pelo Dr. Romero Lima, presidente do conselho e secretário adjunto de Saúde do município. Ele reforçou que a participação da comunidade é indispensável para apontar as reais falhas e melhorias do atendimento diário.
“A gestão organiza, destina recursos e contrata, mas sem o olhar do usuário e do trabalhador, não temos uma visão completa do cenário. O SUS nasceu dessa construção coletiva”, afirmou o Dr. Romero Lima.
Principais Propostas Aprovadas
As propostas foram divididas em metas para cobrar do Governo do Estado (Conferência Estadual) e do Governo Federal (Conferência Nacional). Confira os destaques:
- Consultas e Exames: Reduzir o tempo de espera para exames, retornos e consultas médicas na atenção básica;
- Menos Sobrecarga: Exigir que o Estado ficie e crie novos Centros Especializados e Hospitais na região do Grande ABC para atendimentos complexos, como oncologia (câncer) e tratamento para doentes renais crônicos, evitando superlotar o Hospital Anchieta;
- Mais Verba para a Saúde: Defender que a União aplique, no mínimo, 10% do Orçamento Federal diretamente em ações e serviços públicos do SUS;
- Contratações: Ampliar o número de funcionários das vigilâncias sanitária e epidemiológica por meio de concursos públicos para lidar também com impactos de emergências climáticas.