São Bernardo aprova propostas para melhorar o SUS

O Conselho Municipal de Saúde reuniu cem pessoas para definir metas contra a superlotação e por mais verbas para o SUS

Crédito: Fotos: Divulgação

O Conselho Municipal de Saúde de São Bernardo do Campo aprovou, no último domingo (21), as diretrizes locais que serão levadas para as próximas conferências estadual e nacional de saúde.

A plenária reuniu cerca de 100 pessoas na sede da Associação Paulista de Medicina. O público foi composto por uma mistura essencial para o funcionamento do SUS: usuários do sistema, trabalhadores da saúde e gestores públicos.

O encontro serviu como etapa preparatória para a 10ª Conferência Estadual de Saúde e para a 18ª Conferência Nacional de Saúde. Os participantes se dividiram em grupos de trabalho para debater soluções práticas para os desafios da saúde pública.

Voz ativa na construção do SUS

SUS
Fotos: Divulgação

A reunião foi coordenada pelo Dr. Romero Lima, presidente do conselho e secretário adjunto de Saúde do município. Ele reforçou que a participação da comunidade é indispensável para apontar as reais falhas e melhorias do atendimento diário.

“A gestão organiza, destina recursos e contrata, mas sem o olhar do usuário e do trabalhador, não temos uma visão completa do cenário. O SUS nasceu dessa construção coletiva”, afirmou o Dr. Romero Lima.

Principais Propostas Aprovadas

As propostas foram divididas em metas para cobrar do Governo do Estado (Conferência Estadual) e do Governo Federal (Conferência Nacional). Confira os destaques:

  • Consultas e Exames: Reduzir o tempo de espera para exames, retornos e consultas médicas na atenção básica;
  • Menos Sobrecarga: Exigir que o Estado ficie e crie novos Centros Especializados e Hospitais na região do Grande ABC para atendimentos complexos, como oncologia (câncer) e tratamento para doentes renais crônicos, evitando superlotar o Hospital Anchieta;
  • Mais Verba para a Saúde: Defender que a União aplique, no mínimo, 10% do Orçamento Federal diretamente em ações e serviços públicos do SUS;
  • Contratações: Ampliar o número de funcionários das vigilâncias sanitária e epidemiológica por meio de concursos públicos para lidar também com impactos de emergências climáticas.
  • Publicado: 23/06/2026 15:21
  • Alterado: 23/06/2026 15:21
  • Autor: Daniela Ferreira
  • Fonte: PMSBC