Polo de regeneração ambiental é inaugurado na Zona Leste de SP
Viveiro Muda São Rafael une produção de mudas nativas e educação climática para transformar terrenos ociosos na Bacia do Tamanduateí.
- Publicado: 22/06/2026 15:57
- Alterado: 22/06/2026 15:57
- Autor: Thiago Antunes
- Fonte: Instituto Nova Era
O Instituto Nova Era, a Petrobras e a Transpetro inauguraram neste sábado um novo polo de regeneração ambiental na Zona Leste de São Paulo. O equipamento, batizado de Viveiro Educador Muda São Rafael, funciona como centro de produção de mudas nativas e educação climática. A iniciativa busca recuperar a Bacia do Tamanduateí e envolver os moradores na preservação do território.
Moradores vinculados ao Movimento dos Trabalhadores Sem Terra Leste 1 idealizaram o espaço a partir da união entre a luta por moradia e o cuidado ecológico. O projeto Florestas Produtivas viabilizou a implantação do viveiro dentro do Parque São Rafael. O terreno ocupa faixas de dutos administradas pela estatal de logística.
Estrutura do polo de regeneração ambiental em São Paulo
O local funcionará como base estratégica para oficinas, cursos com escolas locais e distribuição de plantas para a comunidade. A instalação deste polo de regeneração ambiental amplia a cobertura vegetal urbana e recupera terrenos até então degradados ou ociosos.
“Temos ampliado nossa atuação junto às comunidades nas regiões onde operamos. Esta entrega simboliza o compromisso da Transpetro em contribuir para a melhoria da qualidade de vida”, afirmou Nadynni Soeiro, gerente geral de Responsabilidade Social da empresa. A executiva revelou investimentos de R$ 16 milhões em ações sociais pelo país.
O projeto integrado prevê a recuperação de 6 hectares de áreas urbanas na região metropolitana. Com a estruturação do polo de regeneração ambiental, especialistas unem conhecimento técnico e saberes populares para promover a segurança alimentar e climática no território.
“Precisamos de novas paisagens nas cidades, de pensar em soluções de resiliência climática e ocupação dos espaços ociosos com projetos como esse”, ressaltou Viviane Mendonça, gestora executiva do Instituto Nova Era. A coordenadora enfatizou a necessidade de integrar desenvolvimento local e expansão de áreas verdes.
Fortalecimento comunitário e impacto ecológico
A iniciativa aproxima o terceiro setor de empresas de grande porte e do poder público. “Percebemos esse viveiro educador, o apoio ao fortalecimento da comunidade voltado para a produção de alimentos saudáveis, contribuindo com a regeneração ecológica”, destacou Gregorio da Cruz Araújo Maciel, gerente de Projetos Ambientais da Petrobras.
A união entre educação contínua e plantio massivo de espécies nativas prepara o ecossistema local para os desafios climáticos do futuro. Os moradores da Zona Leste passam a contar com um verdadeiro polo de regeneração ambiental para transformar a realidade da comunidade.