Moradores de São Bernardo debatem prioridades para 2027

A Prefeitura de São Bernardo abriu o microfone para moradores do Taboão, Paulicéia e Jordanópolis decidirem as prioridades do Orçamento

Crédito: Fotos: Brenner Oliveira

Moradores dos bairros Taboão, Paulicéia e Jordanópolis se reuniram na noite da segunda-feira (22) para cobrar melhorias e apontar quais devem ser as prioridades de investimentos da prefeitura.

O encontro aconteceu na escola municipal EMEB Ramiro Gonçalez Fernandes e faz parte do programa “A Voz da Gente, Cidade Pra Frente”.

A iniciativa serve para abrir o microfone aos cidadãos e colher sugestões que vão ajudar a construir a Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2027. Essa lei é o documento oficial que define exatamente onde o dinheiro dos impostos municipais será gasto.

O prefeito Marcelo Lima esteve presente e destacou que ouvir quem mora nos bairros diminui as chances de a gestão errar na hora de aplicar as verbas públicas. Ao todo, o mutirão de consultas vai percorrer 15 regiões da cidade entre os meses de junho e agosto.

O que os moradores mais pediram

São Bernardo
Fotos: Brenner Oliveira

Durante a reunião, 15 moradores usaram o microfone para apresentar as demandas urgentes das suas ruas. Os temas mais repetidos foram zeladoria, asfalto, segurança e iluminação.

Os principais pedidos da noite foram:

  • Reforma de praças: Foi a maior cobrança da noite, com pedidos de moradores do Jordanópolis e do Taboão para revitalizar os espaços de lazer;
  • Iluminação e trânsito: Pedidos para reforçar a iluminação pública em pontos escuros e melhorar a sincronização dos semáforos para destravar o trânsito;
  • Sinalização e segurança: Moradores pediram mais faixas de pedestres, placas e reforço no patrulhamento das frentes residenciais.

Quem não conseguiu falar no microfone pôde deixar suas sugestões anotadas em formulários impressos ou através da página oficial da prefeitura na internet.

Investimentos recentes feitos na região

São Bernardo
Fotos: Brenner Oliveira

Os secretários municipais lembraram que os três bairros receberam obras importantes nos últimos meses. Entre os destaques, a prefeitura inaugurou o novo Campo do Taboão integrado a uma praça-parque de 7.300 m², equipada com grama sintética e luzes de LED. O campo da Paulicéia também passou por reforma parecida.

A região ganhou o recapeamento de várias ruas e a instalação de 820 novos pontos de iluminação pública mais moderna. Além disso, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Paulicéia está sendo ampliada para aumentar a capacidade em 25%, passando a oferecer também dentistas e pediatras.

Duas grandes obras devem ser entregues em breve para os moradores: o 18º Ecoponto da cidade, localizado no Jordanópolis, para descarte correto de entulhos, e o Corredor dos Couros, uma obra de mobilidade que deve ser concluída até dezembro deste ano.

Próxima oportunidade para participar

Moradores que perderam a reunião ou que vivem em outras áreas da cidade terão novas oportunidades. O próximo encontro público está marcado para esta quinta-feira (25), às 19h.

A reunião vai acontecer na EMEB Professor José Getúlio Escobar Bueno, localizada na Rua Araldo Armani, nº 381. Esta próxima etapa será voltada especialmente para recolher sugestões dos moradores das regiões do Planalto e do Calux.

  • Publicado: 23/06/2026 16:04
  • Alterado: 23/06/2026 16:04
  • Autor: Daniela Ferreira
  • Fonte: PMSBC