Caminho do Sal completa 12 anos com evento em Paranapiacaba
Prefeitura realiza passeio ciclístico em Paranapiacaba e anuncia nova sinalização e integração do Caminho do Sal à Ciclorrota da Mata Atlântica
- Publicado: 22/06/2026 10:15
- Alterado: 22/06/2026 10:15
- Autor: Daniela Penatti
- Fonte: PMSA
O Caminho do Sal, uma das principais rotas de ecoturismo e mobilidade ativa da Região Metropolitana de São Paulo, chega aos 12 anos neste mês de junho. Para marcar a data, a Prefeitura de Santo André, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Mudanças Climáticas, realizou neste domingo (21) um passeio ciclístico no trecho Bento Ponteiro, em Paranapiacaba, além da apresentação oficial de parte da nova sinalização da trilha e da integração do percurso à Ciclorrota da Mata Atlântica.
Caminho do Sal celebra 12 anos e fortalece o ecoturismo regional

Criado em 2014 por iniciativa conjunta de Santo André, São Bernardo do Campo e Mogi das Cruzes, o Caminho do Sal foi concebido para recuperar antigos trajetos de travessia da Serra do Mar, estimular o turismo sustentável, impulsionar economias locais e reforçar a preservação da Mata Atlântica por meio de deslocamentos não motorizados.
Com cerca de 50 quilômetros de extensão, o percurso resgata rotas históricas utilizadas desde o século XVII por tropeiros que transportavam sal entre o litoral e o Planalto Paulista. Hoje, é formado pelos trechos Zanzalá, dos Carvoeiros e Bento Ponteiro, conectando áreas de relevância cultural e ambiental.
Novas ações e integração em Santo André ao padrão nacional de trilhas
A celebração dos 12 anos marca uma nova fase do projeto. A partir deste ciclo, o Caminho do Sal passa a integrar oficialmente a Ciclorrota da Mata Atlântica, iniciativa da Rede Brasileira de Trilhas de Longo Curso e da Rede Paulista de Trilhas, com apoio de instituições estaduais e federais voltadas ao turismo sustentável e à conservação ambiental.
Também está em andamento a implantação de uma nova sinalização, alinhada ao padrão nacional definido pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). As antigas marcações serão substituídas gradualmente pelo sistema de “pegadas pretas e amarelas”, adotado em trilhas de longo curso em todo o país. Parte das placas já foi instalada em uma ação conjunta com a Ciclorrota da Mata Atlântica e apoio do Instituto Semeia.
História, extensão e importância ambiental da rota
O percurso se consolidou ao longo dos anos como uma das principais trilhas de longa distância da região, integrando conexões com a Rota da Madeira, os Caminhos do Padre Capra e os Caminhos do Capivary. Também faz parte do Caminho da Mata Atlântica, rede de mais de 4 mil quilômetros que atravessa os estados do Sul e Sudeste.
O passeio ciclístico comemorativo integrou a programação do Junho Verde e percorreu cerca de 17 quilômetros do trecho Bento Ponteiro, entre a Vila de Paranapiacaba e o município de Mogi das Cruzes, com retorno ao ponto inicial.
Atualmente, o Caminho do Sal é gerido pelas prefeituras de Santo André, São Bernardo do Campo e Mogi das Cruzes, com apoio de Rio Grande da Serra e da capital paulista, além do Consórcio Intermunicipal Grande ABC e da rede Caminho da Mata Atlântica. Em Santo André, a gestão ambiental do percurso reforça o papel da cidade na articulação regional de trilhas ecológicas e turismo sustentável.
Em Santo André, a integração do projeto a redes nacionais de trilhas consolida o município como referência em iniciativas de conservação, mobilidade ativa e valorização do patrimônio natural da Serra do Mar.