Atletas de SP brilham no Ibero-Americano Sub-20
Destaque do Brasil no torneio Ibero-Americano Sub-20, a delegação do Estado de São Paulo faturou 12 medalhas na competição em Lima
- Publicado: 22/06/2026 14:56
- Alterado: 22/06/2026 14:56
- Autor: Gabriel de Jesus
- Fonte: MBraga
A Seleção Brasileira conquistou o título geral do Campeonato Ibero-Americano Sub-20 de Atletismo, disputado em Lima, no Peru. Os competidores do Estado de São Paulo foram os grandes protagonistas da delegação, sendo decisivos para a vitória do país na classificação geral, no topo do pódio feminino e no vice-campeonato masculino.
Ao todo, a delegação estadual garantiu 12 das medalhas brasileiras no torneio. O excelente desempenho coletivo e individual consolida a força das categorias de base do atletismo paulista no cenário internacional.
Ouro e protagonismo em provas individuais e coletivas
Os paulistas subiram três vezes no lugar mais alto do pódio durante o Ibero-Americano Sub-20. O saltador Kayo Lucas dos Santos Dias Martins, representante da equipe Orcampi, garantiu o ouro no salto em distância ao atingir a marca de 7,52 metros. Kayo também integrou o quarteto nacional campeão do revezamento 4×100 metros masculino.
Outro grande momento do Ibero-Americano Sub-20 foi a vitória de Odair Gonçalves de Aguiar Júnior, da AD Centro Olímpico, nos 110 metros com barreiras, anotando o tempo de 13s29.
Conquistas de prata e pódios de bronze
As medalhas de prata contaram com forte presença paulista. Beatriz Camargo Monteiro Silva (ASPM de Pindamonhangaba) foi vice-campeã nos 100 metros com barreiras, enquanto Julia de Gruttola Aere (Pinheiros) conquistou a segunda posição no heptatlo. Os revezamentos 4×100 metros feminino e misto também asseguraram a prata com atletas do estado.
Os bronzes paulistas no Ibero-Americano Sub-20 vieram com:
- Sara Custódio de Almeida (lançamento do dardo)
- Jean Augusto da Silva Castro (100 metros rasos)
- Edimara Alves de Jesus (arremesso do peso)
- Wilton dos Santos Souza Junior (400 metros com barreiras)
- Camila Jessie de Campos (800 metros)
- Beatriz Souza Aranha (heptatlo)
Foco no Mundial Sub-20 de Atletismo
Os resultados obtidos no campeonato servem como preparação direta para o próximo desafio global da categoria. O treinador do Instituto Suman, de Botucatu, Mário Augusto Marques, analisou o impacto da competição para o desenvolvimento dos competidores.
“Esta foi uma competição muito importante, especialmente por representar a Seleção Brasileira. Além disso, faz parte do planejamento dos treinadores visando ao Campeonato Mundial Sub-20 de Oregon. A Sara conseguiu sua melhor marca da temporada e está cada vez mais próxima do índice para o Mundial. O Jean também teve um ótimo desempenho, repetindo sua segunda melhor marca pessoal nos 100 metros. Resultados como esses são importantes para aumentar a confiança”, destacou o treinador.
Marques acrescentou que a experiência internacional no Ibero-Americano Sub-20 é um divisor de águas. “Esta foi apenas a segunda competição deles defendendo a Seleção Brasileira. Essa vivência será fundamental para a sequência da carreira e para a transição às categorias Sub-23 e adulta”, completou.
| Atleta / Equipe | Prova | Marca / Tempo | Medalha |
| Kayo Lucas Martins (Orcampi) | Salto em Distância | 7,52 m | Ouro |
| Odair Gonçalves Júnior (Centro Olímpico) | 110 m com barreiras | 13.29 | Ouro |
| Revezamento Masculino (com Kayo e Jean) | Revezamento 4×100 m | 41.13 | Ouro |
| Beatriz Camargo Silva (Pindamonhangaba) | 100 m com barreiras | 13.96 | Prata |
| Julia de Gruttola Aere (Pinheiros) | Heptatlo | 4.743 pts | Prata |
| Revezamento Feminino (com Beatriz e Victória) | Revezamento 4×100 m | 46.51 | Prata |
| Revezamento Misto (com Jean e Victória) | Revezamento 4×100 m | 44.07 | Prata |