Atletas de SP brilham no Ibero-Americano Sub-20

Destaque do Brasil no torneio Ibero-Americano Sub-20, a delegação do Estado de São Paulo faturou 12 medalhas na competição em Lima

Crédito: Sebastian Lasquera/Sul-Americana

A Seleção Brasileira conquistou o título geral do Campeonato Ibero-Americano Sub-20 de Atletismo, disputado em Lima, no Peru. Os competidores do Estado de São Paulo foram os grandes protagonistas da delegação, sendo decisivos para a vitória do país na classificação geral, no topo do pódio feminino e no vice-campeonato masculino.

Ao todo, a delegação estadual garantiu 12 das medalhas brasileiras no torneio. O excelente desempenho coletivo e individual consolida a força das categorias de base do atletismo paulista no cenário internacional.

Ouro e protagonismo em provas individuais e coletivas

Os paulistas subiram três vezes no lugar mais alto do pódio durante o Ibero-Americano Sub-20. O saltador Kayo Lucas dos Santos Dias Martins, representante da equipe Orcampi, garantiu o ouro no salto em distância ao atingir a marca de 7,52 metros. Kayo também integrou o quarteto nacional campeão do revezamento 4×100 metros masculino.

Outro grande momento do Ibero-Americano Sub-20 foi a vitória de Odair Gonçalves de Aguiar Júnior, da AD Centro Olímpico, nos 110 metros com barreiras, anotando o tempo de 13s29.

Conquistas de prata e pódios de bronze

As medalhas de prata contaram com forte presença paulista. Beatriz Camargo Monteiro Silva (ASPM de Pindamonhangaba) foi vice-campeã nos 100 metros com barreiras, enquanto Julia de Gruttola Aere (Pinheiros) conquistou a segunda posição no heptatlo. Os revezamentos 4×100 metros feminino e misto também asseguraram a prata com atletas do estado.

Os bronzes paulistas no Ibero-Americano Sub-20 vieram com:

  • Sara Custódio de Almeida (lançamento do dardo)
  • Jean Augusto da Silva Castro (100 metros rasos)
  • Edimara Alves de Jesus (arremesso do peso)
  • Wilton dos Santos Souza Junior (400 metros com barreiras)
  • Camila Jessie de Campos (800 metros)
  • Beatriz Souza Aranha (heptatlo)

Foco no Mundial Sub-20 de Atletismo

Os resultados obtidos no campeonato servem como preparação direta para o próximo desafio global da categoria. O treinador do Instituto Suman, de Botucatu, Mário Augusto Marques, analisou o impacto da competição para o desenvolvimento dos competidores.

“Esta foi uma competição muito importante, especialmente por representar a Seleção Brasileira. Além disso, faz parte do planejamento dos treinadores visando ao Campeonato Mundial Sub-20 de Oregon. A Sara conseguiu sua melhor marca da temporada e está cada vez mais próxima do índice para o Mundial. O Jean também teve um ótimo desempenho, repetindo sua segunda melhor marca pessoal nos 100 metros. Resultados como esses são importantes para aumentar a confiança”, destacou o treinador.

Marques acrescentou que a experiência internacional no Ibero-Americano Sub-20 é um divisor de águas. “Esta foi apenas a segunda competição deles defendendo a Seleção Brasileira. Essa vivência será fundamental para a sequência da carreira e para a transição às categorias Sub-23 e adulta”, completou.

Atleta / EquipeProvaMarca / TempoMedalha
Kayo Lucas Martins (Orcampi)Salto em Distância7,52 mOuro
Odair Gonçalves Júnior (Centro Olímpico)110 m com barreiras13.29Ouro
Revezamento Masculino (com Kayo e Jean)Revezamento 4×100 m41.13Ouro
Beatriz Camargo Silva (Pindamonhangaba)100 m com barreiras13.96Prata
Julia de Gruttola Aere (Pinheiros)Heptatlo4.743 ptsPrata
Revezamento Feminino (com Beatriz e Victória)Revezamento 4×100 m46.51Prata
Revezamento Misto (com Jean e Victória)Revezamento 4×100 m44.07Prata
  • Publicado: 22/06/2026 14:56
  • Alterado: 22/06/2026 14:56
  • Autor: Gabriel de Jesus
  • Fonte: MBraga